Descrição complementar (Lygia Estevão)
Capacete - usado nas festas durante as danças. No alto da copa do suporte há fileira de pena brancas intercaladas por vermelhas, possivelmente de garça real e do guará. A aba inferior é comporta de penas brancas de garça, tendo no centro uma pena vermelha de arara canga ladeada por duas negras com reflexo metálico verde, provavelmente do mutum. Extremidades picotadas, tufos de peninhas amarelas de pássaro não identificado e presas por cerol. A fileira superior da aba é composta de penas negras do mutum, cortadas rentes, com duas picotadas em destaque. Suporte com trançado simples, de jacitara, terminação superior em técnica espiral e inferior em entrelaçamento semelhante ao de palhinha de cadeira, contornado por duas ordens de talas. Pendente dorsal amarrado de 'réguas' de buriti em forma de trapézio, com desenhos geométricos pintados com anil industrializado, amarradas entre si por fios de algodão e fibra. Anexada à base há uma vara de cana brava da qual pende retículo de cordel de algodão com pendentes de peninhas brancas, possivelmente de garça real presas com cerol. No complemento de penas a aba do capacete é composta por duas fileiras penas. A inferior, na sua maioria de penas brancas, todas com as extremidades aparadas e cordéis soltos para amarração. a fileira superior, com o mesmo cordel de amarração é toda de penas pretas com reflexos esverdeados, provavelmente de mutum, igualmente aparadas. A terceira fileira é na sua maioria constituída de penas brancas, é amarrada no alto da copa do suporte, em posição irradiante. como detalhe aparece penas, geralmente mais longas, picotadas e de cores contrastantes. O capacete tem amarração simples na fileira superior da aba e sobre encaixe do canhão, na fileira inferior na aba e na copa do suporte. WILAULÁ - penas caudais de arara com flores de plumas nas pontas e redinha de fios de algodão com pendentes de peninhas recortadas, presas com cerol, situada no terço médio superior. O Wilaulá representa para o povo uma proteção, advinda da crença de que cada uma delas contém um espírito protetor introduzido pelo Pajé. No suporte do capacete figuram sempre três Wilaulá em posição vertical irradiante. Nos lugares onde dançam, presos a varas, figuram constantemente 6 a 10 Wilaulá com finalidade de vigiarem o lugar contra os maus espíritos. O suporte para Wilaulá é retangular e feito de réguas de buriti, com terminação superior em ângulo agudo, presas uma a uma por fios de fibra e varinhas laterais de cana brava com orifício na ponta superior onde são colocadas penas caudais de arara. Este elemento é colocado no suporte de trançado do capacete